quarta-feira, 20 de abril de 2011

A tecnologia dos livros

Em entrevista à Revista Época, Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, afirmou ser "difícil a tecnologia superar o livro." Em resposta a um internauta paulista, que perguntou se a Wikipédia poderia levar ao fim do livro como fonte de saber, Wales respondeu que achava "difícil superar a tecnologia perfeita do livro, que não é tão caro, não requer bateria, pode ser levado à praia ou carregado na chuva."

O internauta em questão talvez estivesse questionando apenas o fim dos livros enciclopédicos, mas Wales acabou respondendo sobre todo e qualquer livro. Seu parecer acerca da substituição do livro pela tecnologia é bastante interessante, e é compartilhado por Chris Anderson, editor chefe da Wired. De acordo com Anderson, a resistência na transição da indústria do livro para a era digital se dá simplesmente pelo fato de que o livro em papel seria o melhor suporte para aquele tipo de informação, ao contrário do CD, que, de acordo com ele, não seria o melhor suporte para música.

Cabe, entretanto, uma análise do parecer dos dois gurus da tecnologia. Dentre as vantagens do e-book, o substituto digital do livro em papel, estão a possiblidade de fazer uma busca em todo o documento e criar referências cruzadas; ocupar pouco espaço em disco no dispositivo,logo, milhares de ebooks podem ser armazenados no mesmo dispositivo; facilidade na distribuição via Internet, gerando um baixíssimo custo de reprodução e a possibilidade de acesso a grandes obras a um público muito mais vasto do que uma edição impressa permitiria. Apesar de estarem sujeitos à fragilidade inerente à maioria dos equipamentos eletrônicos (é fato que um Amazon Kindle é muito mais frágil que uma edição capa dura de "O Senhor do Anéis"}, o preço do dispositivo, aliado aos baixos custos da versão digital dos livros, pode superar, a longo prazo, a economia dos livros de papel. E problemas acerca da duração da bateria são superados com o tempo, como aconteceu com celulares, por exemplo.

O que é necessário descobrir, no fim das contas, é se a resistência se dá de fato por que os avanços tecnológicos na área dos livros não superam qualitativamente o bom e velho maço de papel, ou se é apenas conservadorismo, teimosia e fetichismo de quem prefere as edições coloridas, pesadas e impressas em tinta.

Enquanto isso, os dois suportes continuam a existir e se expandir. Se haverá uma colisão, ou mesmo um alinhamento entre os dois meios, o futuro dirá.

Fontes:
Revista Época nº 547, pgs. 98 e 100
Nômade Bit
Tecnópolis
Wikipedia

sábado, 9 de abril de 2011

Música na Noite - Charlene Teglia

Novo

Nº de Paginas: 48
Formato: doc
Genero: Sobrenatural
Creditos: PRT

Sinopse:

Meghan Davies estava vivendo um sonho como baixista da banda feminina de rock da moda, As Sereias. Mas o sonho se converte num pesadelo com o descobrimento que tem um câncer, avançado e agora muito difícil de erradicar, que anuncia o fim de tudo.
Romney Kearns esteve olhando à linda mulher de longe, mas nunca se aproximou porque somente poderia lhe oferecer a morte.
Quando descobre que a morte já a tem na lista, faz de tudo de sua parte para seduzi-la, motivá-la e fazê-la aceitar sua escura proposta. Uma alternativa. Não a vida tal como a conhece, mas um novo renascimento. A eternidade com ele e a imortalidade para poder fazer Música na Noite.



Download: