sexta-feira, 1 de julho de 2011

Decisão da UFRJ reforça importância do Enem, diz presidente do Inep



Federal do Rio vai usar exame do MEC no lugar do vestibular tradicional.
Para Malvina Tuttman, iniciativa vai democratizar acesso à universidade.


Malvina Tuttmané a nova presidente do Inep (Foto: TV Globo/Reprodução)Malvina Tuttman, presidente do Inep (Foto: TV Globo
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, comemorou a decisão da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ de acabar com vestibular e adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano que vem. Em entrevista ao G1, Malvina disse nesta quinta-feira que a iniciativa da universidade “reforça a importância” do Enem e que é um caminho para “democratização do acesso às universidades”.
“Academicamente, considero que o exame oferece oportunidade a todos que querem ingressar na universidade. Posso afirmar, como educadora, que esse é um caminho importante para a democratização do acesso às universidades”, afirmou Malvina.
Nesta quinta, a UFRJ decidiu que irá oferecer 100% das vagas do vestibular 2012 pelas notas do Enem de 2011. Os estudantes terão de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a vagas.
saiba mais
Para Malvina, a decisão representa uma mudança de paradigma no pensar das nossas instituições. “A UFRJ nos dá um exemplo de amadurecimento do seu processo de reflexão, não porque optou pelo Enem, mas porque fez sua escolha baseado num debate amplo com a comunidade acadêmica. Não tenho dúvida de que esse deve ser sempre o processo”, defendeu.
A presidente da Inep acredita que a adoção do sistema em outras universidades renomadas, como USP e Unicamp, precisa ser construído a partir de um processo de debate com a comunidade acadêmica.
“Precisa ser um processo de discussões, idas e vindas, tenho certeza de que essas universidades estão encontrando suas formas democráticas de acesso. O Enem é um desses instrumentos”, disse.
Decisão
A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, com proposta do reitor Aloísio Teixeira. Participaram da reunião representantes de professores, alunos e servidores. Do total de vagas, 30% serão destinadas para alunos de escolas públicas. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).No vestibular 2011, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação e 20% também pelo SiSU, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.
Segundo a universidade, desde o vestibular 2010, já consta no edital que os candidatos devem se inscrever no Enem. O mesmo ocorreu no edital de 2011.
Inscrições para o Enem estão encerradas
As inscrições para a próxima edição do Enem se encerraram no dia 11 de junho. De acordo com o Ministério da Educação, 6.221.697 estudantes se inscreveram no Enem, que será realizado em 22 e 23 de outubro.
O Enem é usado por universidades públicas e privadas para o acesso ao ensino superior. Também pode ser usado para se obter a certificação do ensino médio. Com a nota do Enem, o estudante se inscreve no SiSU e escolhe o curso e a universidade onde quer estudar - os interessados em cursar a UFRJ terão de buscar as vagas que serão oferecidas pela instituição dentro do sistema do MEC.
As universidades têm autonomia para usar o Enem, com quatro possibilidades de utilização:
como fase única, com o SiSU; como primeira fase do vestibular; combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes.
Como é a prova do Enem
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.
As provas começam às 13h. Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário